HSSuffer: Hidradenitis Suppurativa, Ictiose, Auto-Hemoterapia, Disordens Cutâneas, Doenças Raras e Auto-Imunes

Hidosadenite Supurativa, Ictiose, Doenças Raras, Auto-Hemoterapia e tratamentos na Medicina Alternativa abordando aspectos Psicológicos e sequelas que envolvem seus portadores

Auto-Hemoterapia, Dr. Fleming e os antibióticos… (XXXXV)

fleming45
por Walter Medeiros
Texto: Jorge Martins Cardoso (Médico)

Acne tratada com Auto-hemoterapia
Curiosidade das curiosidades de 1969 – Naquele distante ano de 1969, quando cursava o Ginásio João Ribeiro, em Carira, começou a aparecer no rosto da pequena Quêqua um acentuado número de espinhas e cravos (acne). Como, com o passar do tempo aquelas lesões na pele estavam aumentando de intensidade, e, como naquela época não existia médico em Carira, a genitora de Quêqua, Dona Maria Eunice Barreto, resolveu trazê-la para Aracaju.
Na época Quêqua tinha apenas 12 anos de idade. Através de várias pessoas, Dona Eunice ficou sabendo que aqui em Aracaju existia uma conceituada dermatologista, que atendia no INAMPS da Rua de Geru, esquina com a Rua de Itabaianinha. Numa 3ª feira* bem cedo (aproximadamente 5 horas da manhã), partiram de Carira para Aracaju em um carro da família. Vieram o pai, a mãe e a pequena Quêqua. Viagem por uma poeirenta estrada de piçarra
com duração de duas horas aproximadamente.
Após a cansativa viagem, por volta das 9 horas daquele dia, já em Aracaju, mãe e filha foram atendidas pela dermatologista Lígia Guimarães Leite. A médica atendeu carinhosamente aquela família. Conversou com a mãe e examinou a criança. Após o minucioso exame da pele, fez algumas recomendações higiênicas e prescreveu-lhe a auto-hemoterapia.
Do consultório da Dra. Lígia, mãe e filha dirigiram-se à farmácia Galeno – que era situada na Rua de São Cristóvão esquina com Itabaianinha – para que fosse realizada a 1ª aplicação. Segundo relato de Dona Nissi Barreto, as aplicações auto-hemoterápicas, eram realizadas dia sim, dia não, ou seja, em dias alternados. Quem fazia as aplicações eram os funcionários da farmácia, já que havia uma prescrição médica.
As aplicações auto-hemoterápicas eram feitas no músculo deltóide. A quantidade de sangue retirado da veia era de aproximadamente 5 ml (este detalhe ela não se recorda direito). O que ela recorda com precisão, era que a seringa era de vidro, a agulha era de aço e que o material tinha de ser fervido. O sangue era retirado da veia do cotovelo (direito e esquerdo alternadamente) e logo a seguir aplicado no músculo deltóide (direito e esquerdo alternadamente), sem acrescentar nada ao sangue. Em outras palavras o sangue era integral. Nada era acrescentado ao sangue retirado. As aplicações eram praticamente indolores.
A escolha da farmácia Galeno foi feita porque o Sr. Walfran Dantas Barreto, pai de Quêqua, pois o mesmo conhecia o proprietário da farmácia, o Sr. Raimundo. Segundo relato de Dona Nissi, ela vinha de Carira pela manhã, fazia a aplicação e retornava no mesmo dia, por causa das aulas na escola. Quando as aplicações “caiam” nos dias de sábado ou domingo, ela pernoitava em Aracaju, pois os pais tinham também uma residência na Rua de Dom Bosco, aqui em Aracaju.
Em muitas das viagens para Aracaju, Quêqua se fazia acompanhar por sua irmã Sônia (Sônia Cristina Barreto), que na época tinha apenas 9 anos. O tratamento durou três meses. Dona Nissi Barreto veio morar em Aracaju em 1973. A partir de 1983 passou a residir na Avenida Francisco Porto, nº 105, Bairro Jardins, Aracaju, Sergipe. É casada com o Sr. Rodolfo Mendes da Silva
(comerciante) e tem três filhos: Walfran (30), Ingrid (25) e Marcos (21). Atualmente ela goza de boa saúde, está bem lúcida e não apresenta na face cicatrizes que denunciem a acne que teve no passado. Continua residindo no mesmo local, onde possui o “Nissi Barreto – Centro de Beleza”. Os pais dela – Sr. Walfran Dantas Barreto, 75 anos, comerciante de móveis e Dona Maria Eunice Barreto, 74 anos, dona de casa – atualmente residem na Rua Tenente José de Araújo, nº 69, em Carira-SE. (1).
Dra. Lígia Guimarães Leite, mais conhecida como Dra. Lígia Leite, é filha do Dr. Olavo Ferreira Leite (já falecido), que foi advogado e professor da Faculdade de Direito de Sergipe, e de Dona Maria Rosa Guimarães Leite (já falecida), que era dedicada a prendas do lar. Dr. Olavo nasceu em Alagoinhas (BA), Dona Maria Rosa nasceu em Japoatã (SE) e Dra. Lígia Guimarães Leite nasceu em Aracaju (SE). Dra. Lígia formou-se em Medicina em 1967, com 26 anos de idade, pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador BA).
Ao todo a sua turma era composta de 44 formandos. Entre os seus colegas de colação de grau fez questão de destacar o médico Luciano Santana (sergipano de Nossa Senhora das Dores), que após a formatura ficou trabalhando na Bahia. Disse ainda que o médico-cirurgião Dr. José Augusto Bezerra foi seu contemporâneo de Faculdade.
Como profissional médica começou a trabalhar em 1968, em Aracaju, pelo então Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Fez parte do quadro da Legião Brasileira de Assistência (LBA), tendo atuado na Casa Darcy Vargas, na Avenida Maranhão, Aracaju, Sergipe.
Dra. Lígia confirmou que prescrevia a auto-hemoterapia na década de 60 e início da década de 70. Confirmou também que trabalhou no INAMPS da Rua de Geru e que prescrevia a auto-hemoterapia nos receituários daquela instituição. Após a prescrição, os pacientes escolhiam o farmacêutico de sua
preferência para a aplicação. Além de médica perita, exerceu a especialidade de dermatologia, pois, naquela época, não era exigida a especialidade em Sergipe.
Entre as diversas doenças dermatológicas, lembra-se de ter lidado com pacientes portadores de acne, escabiose, pitiríase, úlceras, etc. e doenças sexualmente transmissíveis, como a blenorragia e a sífilis. No caso da sífilis, por exemplo, tratava os pacientes com a penicilina e lembra-se do laboratório Fontoura-Whyte. Nos casos de acne, embora naquela época já existissem xaropes e pomadas à base do antibiótico eritromicina, ela evitava tal terapia, preferindo prescrever a auto-hemoterapia, por considerá-la mais eficiente. Afirmou ela que a auto-hemoterapia era prescrita para os casos de acne rebelde e, entre esses destacou os casos de acne quelóide, que respondiam muito bem ao tratamento.
Dra. Lígia Leite deixou bem claro que só prescrevia a auto-hemoterapia nos casos de acne. Segundo ela, a maioria dos casos de acne que atendia, eram de adolescentes ou de mulheres na menopausa. Segundo ela, a princípio a dosagem era crescente – 1 ml, 2 ml, 3 ml, 4 ml, 5 ml, 6 ml, 7 ml, 8 ml, 9 ml até 10 ml. Depois decrescente – 10 ml, 9 ml, 8 ml, 7 ml, 6 ml, 5 ml, 4 ml, 3 ml, 2ml e 1ml. As aplicações deveriam ser feitas dia sim, dia não, ou seja, de dois em dois dias. Após a série de 10 aplicações crescentes, preconizava um intervalo de 1 semana e orientava os seus pacientes para efetuar as 10 aplicações decrescentes.
Dra. Lígia aprendeu a auto-hemoterapia com um famoso médico baiano,** (já
falecido), que residia aqui em Aracaju. Atualmente Dra. Lígia Guimarães Leite é aposentada pelo Ministério da Saúde, apresenta-se em bom estado de saúde e está bem lúcida. Reside no edifício Tobias Barreto, apartamento nº 801, que fica localizado na praça do mesmo nome, nº 466, Bairro São José, Aracaju, Sergipe. (2).
O que aqui merece ser realçado é que, no passado um pouco distante (décadas de 60 e de 70 do século XX), aqui em Aracaju, alguns médicos tinham conhecimento da auto-hemoterapia, e a prescreviam com a maior naturalidade possível, para muitos dos seus pacientes. A história da Sra. Maria Nissifran Barreto Mendes (paciente) e da Dra. Lígia Guimarães Leite (médica), mais uma vez, vem endossar as palavras do médico carioca Luiz Moura, quando no DVD ele diz: “…As técnicas iniciais ainda empíricas, em 1911,
foi o professor Ravaut, francês, e começou lá. Ele usava em doses crescentes de 1cc, 2, 3, 4, 5, até 10, ia crescendo a cada dose. Depois, o Jésse Teixeira já não fazia assim, ele dava logo uma dose única”. (3).
Os personagens principais dessa história – Dona Nissi Barreto (a paciente) e Dra. Lígia Leite (a médica), continuam vivas. Aos olhos do escriba, não parece que os personagens envolvidos no artigo XLIV e neste (XLV), tenham se envolvido em “teorias conspiratórias”.
Bem amigas e amigos da rede AHT. Se Deus nos permitir, voltaremos outro dia. A todos desejamos muita saúde, muito dinheiro, muitas alegrias, muitas amizades, boas idéias, boas conversas, boa autohemoterapia, boa imunidade, boa visão, boa leitura e bom dia.

*3ª feira – Dona Nissi Barreto lembra-se bem do dia da semana, porque o dia da feira lá em Carira cai nos dias de 2ª feira.
**Famoso médico baiano – Dra. Lígia Leite forneceu ao escriba um cartão de
apresentação, no qual constava o nome e o endereço da filha do médico. Um artigo será escrito posteriormente.
Fontes:
(1) – Entrevistas do autor com a Sra. Nissi Barreto em julho, agosto, setembro e outubro de 2010.
(2) – Entrevistas do autor com a Dra. Lígia Guimarães Leite em agosto e setembro de 2010.
(3) – DVD/2004 – Entrevistado: Dr. Luiz Moura – Direção, Produção e Roteiro – Ana Martinez e Luiz Fernando Sarmento.

‪#‎medicina‬ ‪#‎saúde‬ ‪#‎enfermagem‬ ‪#‎tratamento‬ ‪#‎terapia‬ ‪#‎hemoterapia‬ ‪#‎autohemoterapia‬ ‪#‎sus‬ ‪#‎opas‬ ‪#‎oms‬ ‪#‎deputados‬ ‪#‎senadores‬ ‪#‎sre‬ ‪#‎fosfoetanolamina‬ ‪#‎pesquisa‬ ‪#‎teoria‬ ‪#‎tese‬ ‪#‎guatemala‬ ‪#‎experimentos‬ ‪#‎dengue‬ ‪#‎mosquito‬ ‪#‎zica‬ ‪#‎virus‬ ‪#‎microcefalia‬
Auto-Hemoterapia e os antibióticos – I – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/844686498983603/
Auto-Hemoterapia e os antibióticos – II – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/845057435613176/
Auto-Hemoterapia e os antibióticos – III – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/845474032238183/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – IV – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/845873625531557/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – V – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/846255108826742/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – VI – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/846643988787854/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – VII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/847117532073833/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – VIII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/847423832043203/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – IX – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/847768768675376/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – X – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/848251258627127/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XI – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/848754801910106/?notif_t=like
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/849100718542181/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XIII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/849467971838789/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XIV – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/849851941800392/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XV – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/850263921759194/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XVI –
https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/850687268383526/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XVII –
https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/851141688338084/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XVIII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/851546541630932/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XIX – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/851932764925643/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XX – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/852301721555414/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXI – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/852695198182733/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/853087788143474/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXIII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/853500581435528/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXIV –
https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/853889421396644/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXV – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/854308581354728/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXX – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/854736871311899/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXI – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/855116571273929/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/855519154567004/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXIII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/855957601189826/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXIV – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/856264471159139/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXV – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/856662171119369/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXVI – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/857159344402985/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXVII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/857538944365025/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXVIII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/857923240993262/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXIX – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/858363227615930/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXX – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/858854980900088/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXXI – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/859256600859926/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXXII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/859710167481236/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXXIII – – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/860066204112299/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXXIII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/860449984073921/

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: