HSSuffer: Hidradenitis Suppurativa, Ictiose, Auto-Hemoterapia, Disordens Cutâneas, Doenças Raras e Auto-Imunes

Hidosadenite Supurativa, Ictiose, Doenças Raras, Auto-Hemoterapia e tratamentos na Medicina Alternativa abordando aspectos Psicológicos e sequelas que envolvem seus portadores

Auto-Hemoterapia, Dr. Fleming e os antibióticos… (XXXXIV)

fleming44
por Walter Medeiros
Texto: Jorge Martins Cardoso (Médico)

Bem amigos da rede AHT. A luta contra a poliomielite (paralisia infantil) continua e a luta a favor da AHT (auto-hemoterapia) também continua. Neste e no próximo artigo, as leitoras e os leitores ficarão sabendo um pouco da história de uma paciente e de uma médica sergipanas, que, na década de 60 do século passado (século XX), fizeram uso da auto-hemoterapia aqui em Aracaju.

Curiosidades do interior de Sergipe – O município de Carira, com uma população aproximada de 17.000 habitantes, fica localizado no norte do Estado de Sergipe, a 112 quilômetros de Aracaju. A principal atividade econômica de Carira é a agricultura. O município recebeu esse nome em homenagem à índia
Mãe Carira, uma cacique que deu origem à povoação. Por volta de 1865, um vaqueiro-guia chamado João Martins de Souza, foi tomar conta do gado nas terras das matas de Itabaiana. Lá ele formou uma pequena aldeia, que mais tarde se tornaria Carira. Nesse local João Martins havia encontrado uma tribo de índios Cariris, chefiada por Mãe Carira.

Existe um misto de lenda e realidade na história de Mãe Carira. Conta-se que moradores da Barra Larga, em Jeremoabo, derrubavam grandes áreas para a plantação de milho. Com isso, os índios eram enxotados para longe. A reação dos nativos foi furtar o milho. Os donos das roças faziam tocaias, mas não tinham sucesso. Os “proprietários” resolveram fazer um acampamento dentro das roças. Assim que os índios chegaram, foram surpreendidos, e os mais velhos, entre eles Mãe Carira, foram alcançados pelos cães. Muito ferida, ela ainda conseguiu correr, mas caiu nas proximidades de um pé de Jequiri, ao lado da casa do vaqueiro João Martins. Ele socorreu a velha índia e cuidou dos seus ferimentos. Poucos dias depois, Mãe Carira morreu, e teria sido enterrada pelo vaqueiro no mesmo lugar onde caiu ferida. Em sua cova, uma grande cruz de madeira foi fixada e os poucos moradores da aldeia de João Martins começaram a chamar o lugar de “povoamento Mãe Carira”.

A partir de 1865 muitos homens vão se esconder nas matas de Itabaiana com medo de serem recrutados para a Guerra do Paraguai. Em 1870, à sombra do frondoso Jequiri e ao lado da casa de João Martins, inicia-se, aos domingos, uma feirinha, que acabou atraindo muita gente da região. Cinco anos depois,
recebendo a influência dos que chegavam, o vaqueiro João Martins levanta uma capelinha ao redor da cova da índia. Nascia a capela consagrada ao Sagrado Coração de Jesus.

Em 1913, durante o governo do general Siqueira de Menezes, foi criada a primeira escola pública de Carira, sendo a primeira professora dona Rosa Amélia. Além do couro, Carira teve uma fase áurea de desenvolvimento, a fase do algodão, mais conhecida como “ouro branco”. Naquelas terras destacaram-se no cultivo do algodão: Firmino Eleutério, Zezé do Padre e Pedro de Lima.

Em 1914, Carira recebe a visita de Dom José Thomaz Gomes da Silva, o primeiro bispo de Sergipe. Nessa época lá existiam quatro grandes fábricas de beneficiamento de algodão. Principais proprietários: Antônio Borges, Alexandre Barreto* e Messias Gaspar. Na década de 20, o maior acontecimento de Carira foi a instalação de lampiões na Praça do Comércio. Uma obra do mestre
Deusdeth.

Em fins de 1927, a família dos Rabêlo, João Amâncio Peixoto, Isauro Soares e Messias Gaspar conseguiram a instalação de uma Agência Postal. O primeiro agente foi Manuel Rabêlo de Morais. Em março e em novembro de 1929, Lampião e seu bando estiveram em Carira. Da 1ª vez Lampião mandou avisar ao delegado Felismino Dionísio da sua chegada à cidade através de um bilhete. Foi autorizado a entrar na cidade. Da 2ª vez os cangaceiros entraram na cidade sem aviso nenhum. Mas nas duas vezes o bando demorou pouco e não fez mal a ninguém.

Em 1939, a Rodovia Central do Estado alcança Carira, o que enche seus moradores de esperanças, visando o seu desenvolvimento. Em 25 de novembro de 1953, a lei estadual 525 elevou Carira à condição de cidade, sendo desmembrado do município de Frei Paulo. Em 1954 foi realizada a primeira eleição, e, em fevereiro de 1955, Olímpio Rabêlo de Morais tomou posse como prefeito.

Filhos ilustres de Carira: Olímpio Rabêlo de Morais, que foi prefeito de Carira, deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe; João Peixoto, comerciante, foi fundador da UDN em Carira e ficou conhecido por seus dentes de ouro; Adiberto de Souza, jornalista há mais de 30 anos,
trabalhou em quase toda a imprensa sergipana e foi correspondente em Sergipe do Jornal do Brasil. Atualmente trabalha no Jornal do Dia. (1).

No entanto, para ilustrar a nossa história de hoje, o fato mais curioso que aconteceu na pequena cidade de Carira, foi o nascimento de uma criança em 27 de junho de 1957…

Antes, vejamos outras curiosidades que ocorreram em 1957:

História Mundial – No dia 4 de novembro, ocorre o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik I, pela União Soviética. (2).
História do Brasil – O general João de Segadas Viana, presidente do Clube Militar, defende a candidatura do marechal Cândido da Silva Rondon ao Prêmio Nobel da Paz. (3).
História de Sergipe – No dia 31 de janeiro de 1957, no governo de Leandro Maynard Maciel, é inaugurado em Aracaju o posto de puericultura Dona Joven Azevedo, no bairro Industrial, construído em terreno doado pela Fábrica
Confiança. Deve-se o nome a Dona Joventina Azevedo, mãe do sergipano Ariston Azevedo, industrial em São Paulo, que discursa, juntamente com o vice-governador, médico José Machado de Souza**. (3).
E, no dia 12 de agosto de 1957, falece o ex-interventor e senador Augusto Maynard Gomes, que no início do século XX, havia aderido à “revolta da vacina obrigatória”***. (3).
Prêmio Oscar de 1957 – Melhor filme – A Ponte do Rio Kwai; Melhor Ator – Alec Guinness; Melhor ator coadjuvante – Red Buttons (filme Sayonara); Melhor atriz – Joanne Woodward (filme As Três Faces de Eva); Melhor atriz coadjuvante –
Miyoshi Umeki (filme Sayonara); Melhor diretor – David Lean. (2).
Futebol – No Rio de janeiro o campeão é o Botafogo. (2).
Em Sergipe o time campeão é o Santa Cruz. (2). –
Carnaval – No Rio, a campeã do carnaval é a escola de samba Portela. (2). – Prêmio Nobel de Medicina de 1957 – O suíço Daniel Bovet (1907-1992), naturalizano italiano, farmacêutico e fisiologista, foi o premiado pelo desenvolvimento dos remédios de relaxamento muscular usados em cirurgia. (2) e (4).

Retornemos à história daquela criança nascida em Carira. Em 1957, os recém casados Walfran Dantas Barreto (1935-) e Maria Eunice Barreto (1936-), residiam em Carira, à Praça Tobias Barreto nº 35 (Praça da Igreja). Do fruto desse amor, no dia 27 de junho de 1957 veio ao mundo a primeira filha do
apaixonado casal, uma criança que receberia o nome de Maria Nissifran Barreto****.

Lá em Carira, ela era chamada pelos seus familiares pelo apelido de Quêqua e entre os amigos e amigas era conhecida como Nissifran. Ela fez o primário no Educandário Paroquial São José e o ginásio no Ginásio João Ribeiro, ambos localizados na cidade de Carira. O curso científico foi feito no Colégio Salesiano e o curso superior de Pedagogia foi concluído na Faculdade Pio X, ambos em Aracaju.

A pequena Quêqua teve uma infância alegre e saudável em Carira. No entanto, em 1969 surgiu-lhe um problema… (5)… Como o texto está ficando um pouco longo, somos obrigados a interrompê-lo. Continuaremos no próximo artigo.
Bem amigos da rede AHT. Se Deus nos permitir, voltaremos outro dia, A todos desejamos muita saúde, muito dinheiro, muitas alegrias, muitas amizades, bons pensamentos, bons bate-papos, boa autohemoterapia, boa imunidade, boa visão, boa leitura e bom dia.

*Alexandre Barreto – Bisavô da Sra. Maria Nissifran Barreto Mendes. **José Machado de Souza – conceituado pediatra sergipano, praticou a auto-hemoterapia em 1953 em um dos seus filhos. Será objeto de um artigo mais adiante. ***Revolta da vacina obrigatória – pelo valor histórico, principalmente em relação à medicina preventiva, também será alvo de um artigo. ****Maria Nissifran Barreto = Quêqua = Nissifan = Maria Nissifran Barreto Mendes = Sra. Nissi Barreto.

Fontes:
(1) – CINFORM Municípios – GLOBO COCHRANE Gráfica e Editora – Texto de Cristian Góes – Junho de 2002 – página 54, 55 e 56 – (278 páginas).
(2) – Almanaque Abril – Editora Abril – Editor e Diretor – Victor Civita – 1977 – páginas 393, 360, 685, 686, 347 e 349, respectivamente – (784 páginas).
(3) – História Política de Sergipe – Sociedade Editorial de Sergipe – Ariosvaldo Figueiredo – 1991 – 4º volume – páginas 102, 88, 89, 102 e 103 respectivamente – (338 páginas).
(4) – Wikipédia – Categorias: Farmacêuticos da Itália/Fisiologistas da Itália/Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.
(5) – Entrevistas do autor com a Sra. Nissi Barreto em julho, agosto, setembro e outubro de 2010.


#medicina #saúde #enfermagem #tratamento #terapia #hemoterapia #autohemoterapia #sus #opas #oms #deputados #senadores #sre #fosfoetanolamina #pesquisa #teoria #tese #guatemala #experimentos #dengue #mosquito #zica #virus #microcefalia

Auto-Hemoterapia e os antibióticos – I – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/844686498983603/
Auto-Hemoterapia e os antibióticos – II – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/845057435613176/
Auto-Hemoterapia e os antibióticos – III – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/845474032238183/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – IV – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/845873625531557/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – V – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/846255108826742/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – VI – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/846643988787854/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – VII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/847117532073833/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – VIII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/847423832043203/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – IX – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/847768768675376/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – X – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/848251258627127/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XI – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/848754801910106/?notif_t=like
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/849100718542181/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XIII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/849467971838789/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XIV – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/849851941800392/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XV – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/850263921759194/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XVI –
https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/850687268383526/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XVII –
https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/851141688338084/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XVIII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/851546541630932/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XIX – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/851932764925643/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XX – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/852301721555414/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXI – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/852695198182733/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/853087788143474/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXIII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/853500581435528/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXIV –
https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/853889421396644/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXV – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/854308581354728/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXX – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/854736871311899/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXI – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/855116571273929/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/855519154567004/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXIII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/855957601189826/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXIV – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/856264471159139/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXV – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/856662171119369/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXVI – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/857159344402985/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXVII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/857538944365025/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXVIII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/857923240993262/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXIX – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/858363227615930/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXX – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/858854980900088/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXXI – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/859256600859926/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXXII – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/859710167481236/
Auto-hemoterapia e os antibióticos – XXXXIII – – https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/permalink/860066204112299/

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: